sexta-feira, 30 de março de 2007

E D I T O R I A L

por Oliveira Silveira

A 1ª Conferência Nacional teve saldo positivo e correspondeu aos objetivos propostos. Perfeição seria impossível num evento dessa magnitude. Mas mexer com 27 Estados na realização de plenárias ou pré-conferências, umas municipais, outras regionais e a estadual; envolver negros, indígenas, caboclos, ciganos, judeus, palestinos e outros árabes; chamar a atenção da sociedade como um todo ou de amplos setores dela; lidar com tantas propostas, motivar essa efervescência de idéias, debates e sensibilização no país, isso tudo significa muito: é mobilização, é um processo avançando para um novo patamar e tomando a forma prevista no projeto.

A configuração agora é a de um instrumento social definido, armado em vários blocos ou temas com propostas tiradas numa grande assembléia nacional conferida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Estado e sociedade em grande diálogo, estabelecendo as bases de um plano destinado a nortear ações concretas e palpáveis (algumas já sendo implementadas). Plano que constituirá nova etapa na construção da igualdade étnico/racial.

NOTA

Este informativo, elaborado pela jornalista Sátira Machado da ACMUN, para os conselheiros gaúchos vincula-se ao trabalho desenvolvido pela Subcomissão de Comunicação da 1ª Conferência Nacional em conjunto com a Assessoria de Comunicação da Seppir. As conselheiras Vera Soares e Elaine Oliveira Soares foram, desde o informativo estadual RS, fundamentais na acolhida à idéia deste registro.

EXPEDIENTE

CONSELHEIROS/AS do CNPIR/RS: Vera Beatriz Soares, Elaine Oliveira Soares e Oliveira Silveira.

EDITOR: Oliveira Silveira, integrante da Comissão Organizadora da 1ª Conferência ESTADUAL de Promoção da Igualdade Racial/RS e da Subcomissão de Comunicação da 1ª Conferência NACIONAL de Promoção da Igualdade Racial/DF, composta também pelos conselheiros/as Leci Brandão e Nelson Inocêncio, vinculada à Assessoria de Comunicação da Seppir.

FOTOS: Jader Nicolau Jr., Vanessa Lima, Vera Daisy Barcellos e Sátira Machado.

PRODUÇÃO E EDITORAÇÃO: Sátira Machado DRT 8417

IMPRESSÃO - APOIO: ACMUN - Associação Cultural de Mulheres Negras/RS e conselheiros/as do CNPIR/RS.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog