sexta-feira, 30 de março de 2007

IGUALDADE RACIAL É PRIORIDADE BRASILEIRA

por Sátira Machado

No ANO NACIONAL DA IGUALDADE RACIAL (2005)
Lula garante status de ministério à Seppir durante a
1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Presidente Luís Inácio Lula da Silva e a ministra da SEPPIR Matilde Ribeiro na abertura da primeira Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Em meio a uma crise política nacional, no dia 30 de junho, 2.600 brasileiros/as foram recebidos/as pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Centro de Convenções Ulysses Guimarães - DF

Antes de tudo, BabaIorixás e Ialorixás de todo o Brasil quebraram o protocolo e dirigiram-se ao Presidente da República para abençoá-lo e pedir Axé para a 1ª conferência Nacional.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
BabaIorixás e Ialorixás a caminho da benção ao presidente

Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e assegurou o trabalho autônomo da Ministra Matilde Ribeiro da Seppir. Em sua fala, a ministra salientou que o evento é um marco na vida de grupos étnico-raciais historicamente discriminados na sociedade brasileira.

Na cerimônia de abertura, os/as participantes cantaram o Hino Nacional, assistiram às apresentações culturais das comunidades negra, indígena, cigana, árabe-palestina e judaica. Presenciaram a assinatura de vários protocolos de cooperação entre os ministérios, a exemplo do Ministério da Saúde, que lançou a Portaria 1018/05 instituindo no SUS a atenção aos portadores da Anemia Falciforme.

Afora as falas de Lula e Matilde, o discurso com maior repercussão foi o da cantora, ativista, militante, Leci Brandão, membro do CNPIR - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, da Seppir.Citado na Folha de São Paulo, a cópia do texto circulou pelas mãos dos/as conferencistas e pelas listas de Internet.

De 30 de junho a 2 de julho, 1.150 delegados/as reuniram as propostas das 27 conferências estaduais, inclusive a do DF, para fazer o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo do evento foi o fortalecimento das diretrizes já estabelecidas pela PNPIR - Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial, instituída em 20/11/2003.

Mais de 150 observadores internacionais estiveram no evento, repercutindo a conferência mundialmente.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

FOTOS: Jader Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog