sexta-feira, 30 de março de 2007

PAINEL INTERNACIONAL ANTECEDE A 1ª CONFERÊNCIA NACIONAL

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Abdias Nascimento elogia a criação da Seppir e ressalta: “Este presidente quis,de fato, virar a página do processo do negro neste país.”, em referência ao presidente Lula.

A 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial foi antecedida pelo Painel Internacional: AÇÕES AFIRMATIVAS E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO, nos dias 28 e 29 de julho, na Universidade de Brasília - UnB.

Embora a meta do milênio da ONU (Organização das Nações Unidas) até 2015, num primeiro momento, não tenha contemplado os indicadores de cor e raça, a Seppir ressalta a importância da discussão dessas questões para o processo de desenvolvimento e de inclusão social.

As mesas debateram os temas “Cenário Internacional: A diversidade racial e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, “Proposições para as Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial” e “Instrumentos nacionais e internacionais de promoção da Igualdade Racial”.

Muitas organizações tiveram voz, como a ONU (Unicef, Unifem, Unesco), OIT, OEA e DFID, além de representantes da África, América Latina e Caribe, bem como de países como Senegal, Camarões, Cuba, Chile, Palestina, Panamá, EUA, França, Haiti, Canadá, Israel, Guiana-Francesa, etc.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Ministra Matilde Ribeiro e representantes do continente africano.

O diretor de Mundo Afro - Uruguai, Romero Rodrigues, destacou que a Seppir abriu uma brecha para se discutir as questões raciais no Peru, no Equador, na Argentina e na Colômbia e em outros países da América Latina.

A diretora da OTI - Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Laís Abramo, diz ter orgulho de ser parceira da Seppir, ministério que é referência ímpar no âmbito internacional na construção de políticas públicas para a igualdade racial.

Durante o evento, a Seppir e a Unicef assinaram um termo de cooperação, ressaltando a preocupação com as crianças e adolescentes. A troca de experiências foi a principal característica do painel.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog